Instrumentos mágicos naturais - Presentes da Deusa Mãe: Ervas e flores

Leave a Comment

Instrumentos mágicos naturais - Presentes da Deusa Mãe: Ervas e flores | Wicca, Magia, Bruxaria

No post anterior, Instrumentos mágicos naturais - Presentes da Deusa Mãe: Cristais e Pedras, falamos sobre Cristais e Pedras e suas propriedades mágicas. Neste falaremos sobre outros presentes da Deusa Mãe: Ervas e Flores.

Vale lembrar que a magia está dentro de cada um de nós. Os instrumentos são utilizados como facilitadores, pois eles são capazes de estimular nossos poderes, ajudar na canalização e direcionamento de energias, emprestar seus poderes a nós e várias outras funções.


Instrumentos Mágicos naturais: Ervas e Flores mágicas


As ervas estão presentes em todos os lugares e deveriam estar ao alcance de todos. Em tempos mais antigos, elas eram a primeira escolha na hora de curar alguma doença. Mulheres que entendiam das propriedades das ervas e sabiam como utilizá-las para diversas finalidades foram perseguidas durante a Caças às Bruxas, pois a atividade de bruxaria era considerada uma afronta ao deus todo poderoso criado pela igreja.

A magia das ervas é um presente da Deusa Mãe e, embora hoje em dia, com o crescimento descontrolado das cidades esteja cada vez mais difícil entrar em contato direto com elas em suas formas naturais, elas ainda estão bastante presentes em nossas vidas. Na China, no Japão, na Índia, no Egito, na Babilônia, na América, na Grécia... todas as grandes civilizações foram herbalistas. O catálogo mais antigo contendo ervas e suas propriedades é Chinês: Shennong Ben Cao Jing é datado em 3000 AEC e possivelmente contém registros de uma tradição oral ainda mais antiga.

Com o advento da industrialização e da farmácia, o uso das ervas na cultura ocidental começou a decair. É bastante comum ouvirmos comentários negativos à respeito das ervas e a notável preferência por comprimidos e injeções nada naturais. Hoje em dia, assim como a Antiga Religião está voltando com cada vez mais força, as ervas também estão recuperando sua importância. A Natureza está voltando a ser valorizada e não explorada e sua magia está promovendo mais uma vez a cura e vida saudável.

O uso de ervas, contudo, exige muito cuidado. É necessário conhecer bem as ervas antes de utilizá-las, pois algumas podem ser tóxicas e venenosas para nós. Um exemplo: o Anis Estrelado Chinês é um símbolo de fartura e riqueza. Seu chá proporciona energia, força e é capaz de curar resfriados e outras doenças respiratórias. Já o Anis Estrelado Japonês é tóxico. Ao ser ingerido ele pode causar alucinações e, em grandes quantidades, convulsões. Estudar estes instrumentos mágicos naturais requer dedicação e amor, como tudo na magia. Ao conhecê-los bem, tudo se torna possível.


Energia das Ervas e das flores


O poder contido nas ervas e nas flores é a magia em si. A mesma magia que faz germinar a vida, que mantém o universo em equilíbrio e que está dentro de nós. Por este motivo utilizar a magia das ervas se torna uma tarefa fácil para bruxas e bruxos, pois basta utilizarmos a energia já contida nelas.

Para utilizarmos este poder precisamos conhecer as ervas e precisamos também prepará-las. Primeiro, para colhê-las, o instrumento mágico comumente usado é o boline, uma faca em formato de lua. Ter um pilão também é recomendado, pois em alguns casos precisará triturar folhas e/ou sementes. Materiais como tecido, agulha e linha também serão usados para fazer sachês. Use copos e tigelas de vidro ou cerâmica quando precisar, evite metais e plásticos.

Se você mesmo for colher as ervas, no momento da colheita agradeça à Deusa Mãe e peça permissão a erva para colhê-la. Caso sinta que algo tenta impedir o ato, deixe aquela erva intacta, não está na hora ainda.

Para ervas compradas, agradeça e peça desculpas a cada uma por ter cedido parte de si. Sabemos que no comércio estas ervas foram cortadas sem permissão, por isso é importante que você agradeça e peça desculpas antes de usá-las.

Abaixo você confere uma lista com ervas e flores, suas características e suas finalidades. Este post será atualizado periodicamente com novas informações. Utilize o comando "Ctrl + F" (Cmd + F) se estiver num PC e digite a atribuição ou finalidade que busca para achar com rapidez. Se estiver num tablet ou smartphone, busque a opção "Encontrar na página" e digite o que deseja.


Fonte: Encyclopedia of Magical Herbs de Scott Cunningham (com adaptações)


Açafrão
Gênero: Masculino
Planeta: Sol
Elementos: Fogo
Poderes: Amor, cura, felicidade, erotismo, força, poderes psíquicos
Uso mágico: pode ser colocado em sachês para trazer à tona o erotismo. Também pode ser usado como tempero para o mesmo fim.

Alecrim
Gênero: Masculino
Planeta: Sol
Elementos: Fogo
Poderes: Proteção, amor, exorcismo, cura, purificação
Uso mágico: pode ser queimado para limpar o ambiente e purificá-lo. Pode também ser colocado sob o travesseiro para afastar os pesadelos e garantir um bom sono. Limpar as mãos com Alecrim antes de rituais de cura é recomendado. Alecrim é uma das quatro ervas citadas na canção Scarborough Fair.

Aloé
Gênero: Feminino
Planeta: Lua
Elementos: Água
Poderes: Proteção e sorte
Uso mágico: pode ser colocada na porta de entrada de casa, pendurada ou no chão, para garantir proteção contra energias negativas e para trazer boa sorte. Este costume é muito comum na África. 

Amaranto
Gênero: Feminino
Planeta: Saturno
Elementos: Fogo
Poderes: Cura, proteção, invisibilidade
Uso mágico: relacionada à Deusa Ártemis, Amaranto usada como coroa sobre a cabeça acelera o processo de cura. A flor seca pode ser usada para curar a dor de término de relacionamentos. 

Anis Estrelado Chinês
Gênero: Masculino
Planeta: Júpiter
Elementos: Ar
Poderes: Proteção, cura, prosperidade
Uso mágico: carregue algumas unidades de Anis Estrelado em sua carteira ou bolsa para atrair prosperidade e garantir proteção. O Chá de Anis Estrelado promove cura e bem estar.

Anis Estrelado Japonês
Gênero: Masculino
Planeta: Júpiter
Elementos: Ar
Poderes: Proteção, cura, prosperidade
Uso mágico: O Anis Estrelado Japonês é idêntico ao Chinês em aparência e possui basicamente as mesmas propriedades. Contudo o seu uso pode ser feito somente ao ser queimado como incenso para proteção uma vez que a espécie japonesa é altamente venenosa, podendo causar distúrbios neurológicos, alucinações e convulsões se ingerido.


Angélica
Gênero: Masculino
Planeta: Sol
Elementos: Fogo
Poderes: Afasta energias negativas, proteção, cura e visões
Uso mágico: jogue em cada canto de sua casa para afastar energias negativas. Adicionada ao banho, serve para remover maldições. Queimada em incenso promove a cura. As raízes podem ser usadas como talismãs, conforme faziam alguns nativos americanos.

Arruda
Gênero: Masculino
Planeta: Marte
Elementos: Fogo
Poderes: Cura, saúde, poderes mentais, afasta energia negativa, amor
Uso mágico: ao serem colocadas sobre as orelhas, trazem saúde e proteção. Também pode ser esfregada no pescoço para curar e prevenir doenças. Cheirar Arruda ainda fresca traz clareza quanto à questões amorosas. 

Artemísia
Gênero: Feminino
Planeta: Vênus
Elementos: Terra
Poderes: Força, força psíquica, proteção, sonhos proféticos, cura, projeção astral
Uso mágico: coloque nos sapatos para ter força durante longas caminhadas. Colocada no travesseiro ajuda a obter sonhos proféticos e realizar projeção astral. Infusão de Artemísia é utilizada para limpar bolas de cristal e espelhos mágicos. Colocada sobre a porta afasta energias negativas da casa e protege a casa.

Camélia
Gênero: Feminino
Planeta: Lua
Elementos: Água
Poderes: Riqueza, abundância, prosperidade
Uso mágico: coloque flores frescas sobre o altar durante rituais que envolvam prosperidade para aumentar o poder mágico.

Gengibre
Gênero: Masculino
Planeta: Marte
Elementos: Fogo
Poderes: Amor, dinheiro, sucesso, força e cura
Uso mágico: coma gengibre antes de qualquer ritual para que seu poder seja aumentado, especialmente em rituais envolvendo amor. Chá de gengibre é usado para curar e para atrair sucesso.

Lavanda
Gênero: Masculino
Planeta: Mercúrio
Elementos: Ar
Poderes: Amor, proteção, sono, purificação, felicidade e paz
Uso mágico: colocada em sachês ou usada em roupas, a Lavanda traz amor para a sua vida. Esfregar Lavanda em um papel e usá-lo para escrever anotações amorosas é excelente. O cheiro da Lavanda é usado para atrair homens e o óleo de Lavanda foi usado por prostitutas durante séculos para atrair clientes e para fazer propaganda dos serviços. 

Lírio
Gênero: Feminino
Planeta: Lua
Elementos: Água
Poderes: Proteção, quebra de feitiços amorosos, afasta energias negativas da casa
Uso mágico: relacionado às Deusas VênusJuno, Néftis e Kuan Yin, os Lírios podem ser usados para quebrar feitiços amorosos do qual você tenha sido vítima. Também podem ser plantados no jardim para afastar energias negativas e impedir que elas entrem em sua casa.

Mandrágora
Gênero: Masculino
Planeta: Mercúrio
Elementos: Fogo
Poderes: Proteção, fertilidade, dinheiro, amor e saúde
Uso mágico: relacionada às Deusas Hécate e Hathor, a raiz da Mandrágora pode ser pendurada sobre a cabeceira para atrair proteção, afastar energias negativas, atrair prosperidade e amor. Onde existem raízes de Mandrágora não podem haver influências ruins. Para despertar o poder da raiz, coloque-a em algum lugar de sua casa onde ela não será perturbada e deixe durante três dias. Então coloque-a dentro de uma bacia com água morna e deixe por uma noite. A partir de então a raiz pode ser usada. A água que usou para banhá-la pode ser salpicada pela casa para garantir mais proteção. Pode-se também colocar moedas ao lado da Mandrágora para chamar dinheiro.

Manjericão
Gênero: Masculino
Planeta: Marte
Elementos: Fogo
Poderes: Amor, proteção contra vampiros energéticos, riqueza e poder de voo
Uso mágico: o aroma do manjericão tem o poder de acalmar duas pessoas em relacionamentos amorosos. Pode ser usado em forma de incenso ou em sachês. Folhas podem ser esfregadas pela pele para criar um perfume que potencializa a energia do amor. Carregar folhas de Manjericão trazem prosperidade e riqueza, além de proteção contra ataques psíquicos. É dito que Bruxas bebiam um copo de suco de Manjericão antes de voarem, o que pode significar projeção astral

Margarida
Gênero: Feminino
Planeta: Vênus
Elementos: Água
Poderes: Alegria, amor, luxúria
Uso mágico: relacionada às Deusas Freya e Ártemis, é dito que quem encontrar a primeira Margarida a florescer na primavera será retribuído com um poder de conquista além do imaginável. Coloque Margaridas pela casa para atrair alegria. Durma com Margaridas para um antigo amor voltar à sua vida.

Salsa
Gênero: Masculino
Planeta: Mercúrio
Elementos: Ar
Poderes: Luxúria, proteção e purificação
Uso mágico: relacionada à Deusa Perséfone, a Salsa, ao ser comida, traz desejos sexuais e estimula a fertilidade com um parceiro já estabelecido, porém se estiver apaixonada(o) e a relação ainda não estiver estabelecida, não corte a Salsa, pois poderá cortar o amor em si. Colocar Salsa nas roupas, como os Romanos faziam com suas togas, traz proteção. Banho de Salsa purifica e traz boa-sorte. Salsa é uma das quatro ervas citadas na canção Scarborough Fair.

Sálvia
Gênero: Masculino
Planeta: Júpiter
Elementos: Ar
Poderes: Imortalidade, longevidade, sabedoria, proteção, realiza desejos
Uso mágico: comer Sálvia todos os dias garante longevidade e acredita-se que pode trazer até imortalidade. Carregá-la traz sabedoria e protege contra olho-gordo e vampiros energéticos. Nunca plante Sálvia em seu próprio jardim, isso traz má sorte. Peça para que uma outra pessoa plante em seu jardim. Você pode plantá-la no jardim de outra pessoa. Para realizar um desejo, escreva-o numa folha de Sálvia e coloque sob o travesseiro por 3 noites. Se durante o período você sonhar com o desejo sendo realizado, ele será. Se não sonhar, enterre a folha para não causar mau. Sávia é uma das quatro ervas citadas na canção Scarborough Fair.

Tomilho
Gênero: Feminino
Planeta: Vênus
Elementos: Água
Poderes: Saúde, cura, sono, poderes psíquicos, amor, purificação e coragem
Uso mágico: ao ser queimado ou usado na roupa, o Tomilho traz purificação e saúde. Ao ser colocado sob o travesseiro, garante um sono tranquilo e afasta pesadelos. Usado no cabelo ajuda a desenvolver poderes psíquicos e torna mulheres irresistíveis. Seu cheiro aumenta a coragem e, carregá-lo consigo, pode facilitar a visualização de fadas. Tomilho é uma das quatro ervas citadas na canção Scarborough Fair.




Comente suas experiências com todos! Você utiliza ervas? Quais são suas preferidas? Para que as utiliza?

Este post será atualizado periodicamente com novos conteúdos a respeito das Ervas e Flores. Dê uma passadinha aqui de vez em quando ;)