Renovação - 16 Magias rápidas para o Ano Novo

Leave a Comment

Renovação - 16 Magias rápidas para o Ano Novo

 A mudança de ano é comemorada por diversas culturas ao longo dos tempos, independente do calendário usado. A contagem de tempo é renovada juntamente com as pessoas e é um período em que devemos refletir e planejar, atraindo boas energias para o ano que se inicia.

Cada crença tem sua maneira de festejar e atrair boa sorte, no umbandismo, por exemplo, é comum as pessoas irem à praia para pular ondas e realizar oferendas à Yemanjá, pois a Deusa usa as ondas para levar embora tudo de ruim, devolvendo boa sorte e prosperidade.

Dentro da Wicca, podemos realizar rituais para a Deusa Mãe. De acordo com o calendário Solar que seguimos (veja as diferenças entre calendário Solar, Lunar e Lunisolar no post referente à Blue Moon) a virada do ano ocorre no final de dezembro. Neste ano de 2015 a Lua estará na fase Minguante, época perfeita para realizar feitiços de limpeza, banimento e purificação.





Réveillon - O despertar para o novo


O termo réveillon tem origem no francês réveiller que significa acordar. Portanto o réveillon é o momento em que despertamos para o ano novo, o ano cheio de novas possibilidades, novas emoções e novas conquistas.

À parte de qualquer religião, desde pequenos somos acostumados a realizar simpatias durante a passagem de ano, seja comer lentilha para atrair sorte e fortuna ou usar determinada cor de roupa para atrair outro efeito desejado. Estas e outras simpatias são resquícios do paganismo que ainda hoje sobrevivem, adaptado-se em meio às religiões. A própria festa com bastante barulho que fazemos já foi um ritual usado para afastar os maus espíritos.

Abaixo encontram-se 16 magias simples, porém eficazes, para começar 2016. Talvez estas simpatias já sejam conhecidas por muitos, mas é sempre bom lembrá-las para que todos tenham opções e para que elas sejam feitas nessa passagem para o próximo ano para trazer boas energias para todos.


  1. Se for fazer uma ceia no réveillon, prepare a lentilha e arrume a mesa com ramos de trigo. Assim que marcar meia noite, coma três colheres do grão e mentalize um pedido a cada uma delas. Os grãos simbolizam prosperidade e fartura, pois, de acordo com a Roda do Ano Wicca, após o rigoroso inverno e a partir do Sabbath Ostara (Equinócio de Primavera ~ Março no Hemisfério Norte e Setembro no Hemisfério Sul) os campos voltam a florescer e a colheita se aproxima.

  2. Na noite de ano novo, tome um banho de descarrego! Ferva a água com folhas de arruda, alecrim, manjericão, manjerona e sal grosso, espere esfriar e jogue sobre sua cabeça.

  3. O branco na passagem de ano ajuda a trazer luz e paz nesse novo período, use roupas dessa cor e deixe a casa bem iluminada com luzes e velas durante a passagem!

  4. Coloque uma nota de dinheiro dentro do sapato ou tênis na noite de ano novo para atrair riqueza!

  5. Para subir na vida, quando for meia noite, suba em uma cadeira ou um degrau com o pé direito.

  6. Coma doces após a meia noite, atrairá doçura e boas pessoas no ano que se inicia.

  7. Faça uma salada de frutas com 7 frutas diferentes, coma e distribua às pessoas queridas durante a passagem. Garante fartura e alegria!

  8. Coma 12 uvas ou 12 caroços de romã durante a passagem de ano, guarde as sementes na carteira para atrair riqueza!

  9. Não use roupas apertadas para não passar por dificuldades durante o ano.

  10. Vá para a rua e jogue moedas para dentro de casa, atrair riqueza para todos que moram no local.

  11. Abrace as pessoas próximas a você e deseje-lhes bons acontecimentos, tenha certeza que as boas energias que envia voltarão potencializadas para você!

  12. Dê três pulinhos com o pé direito enquanto segura uma taça de espumante na mão. Jogue para trás sem olhar, imaginando que a bebida está indo embora com tudo de ruim.

  13. Se estiver na praia, à meia noite vá para o mar pular 7 ondas. Faça um pedido a cada onda pulada e no final, saia do mar de costas, virando somente quando estiver completamente na areia. A Deusa Yemanjá leva tudo de ruim embora e devolve boas energias no novo ano!

  14. Para atrair amor, passe a virada do ano segurando um quartzo rosa. Não pense em ninguém específico senão não funciona, deixe a energia fluir com o seu pedido!

  15. Para começar o ano verdadeiramente renovado(a), faça uma limpeza pesada em casa no dia 31, começando pelos fundos e varrendo tudo pra fora! Não deixe nada quebrado para trás. Durante a virada, deixe as janelas e portas abertas para que a sorte entre.

  16. Jogue arroz! O grão é símbolo de fatura e prosperidade, por isso é jogado nos noivos na saída de casamentos. Não há época melhor para trazer tais bênçãos do que no início do novo ano!

Além destas sugestões lembre-se de fazer o que fizer você se sentir bem, mas não se esqueça de ter responsabilidade, demonstrar respeito pelo próximo e espalhar o amor! É uma época de recomeço e não há maneira melhor de atrair energias positivas do que propagando-as!